Aeroporto de Curitiba/São José dos Pinhais fecha 2017 com crescimento de 5,2% O Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pena (PR) encerrou 2017 com crescimento de 5,2% na movimentação de passageiros. Foram 6,7 milhões de embarques e desembarques realizados no terminal paranaense – 336 mil a mais que no ano anterior. Esse incremento no fluxo de viajantes está relacionado à uma maior ocupação de assentos nas aeronaves, que apresentou, em 2017, cerca de 3% a mais em relação a 2016. O superintendente do terminal paranaense, Antônio Filipe Bergmann Barcellos, destaca que o início das operações com aeronaves de maior capacidade de passageiros e a maior frequência de voos durante a semana também foram fatores que contribuíram para este cenário. “Com esses números, o Afonso Pena se reafirma como melhor Aeroporto do Brasil e demonstra que a nossa infraestrutura está apta para atender ao crescente número de passageiros”. Com capacidade para receber 14,8 milhões de usuários, o Afonso Pena opera diariamente cerca de 175 voos. São aproximadamente 18,5 mil passageiros diários, número que o coloca como o 6º aeroporto mais movimentado do Brasil no ranking da Rede Infraero. Atualmente, seis companhias aéreas operam no terminal paranaense: Aerolineas Argentinas, Amaszonas, Avianca Brasil, Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Gol Linhas Aéreas e Latam, que ligam Curitiba a 16 destinos brasileiros, a Buenos Aires, na Argentina, e Assunção, no Paraguai.

O ala Ruan Portela, 25 anos de idade, natural de Rio Negro, sofreu um grave acidente no ano de 2012. Para muitos teria sua carreira interrompida, devido à gravidade dos ferimentos. O mesmo quase não conseguia andar, porém, ainda assim, a diretoria do Mafra Futsal, acreditando na sua recuperação, abriu as portas e deu uma chance para Ruan poder seguir sua carreira profissional. O atleta iniciou no Mafra Futsal em 2013, recebendo todo o tratamento da equipe de fisioterapia, onde aos poucos, foi ganhando confiança e recuperou seu grande futsal, contribuindo para com o plantel até o ano de 2017. O jovem foi premiado para seguir sua carreira, e agradeceu tudo o que a diretoria do Mafra Futsal fez por ele. Para o ano de 2018, Ruan acertou um contrato com a equipe de São José dos Pinhais do Paraná. O ala e fixo vai defender as cores da equipe de São José dos Pinhais, na Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal em 2018. Agora, que tal seguir o nosso  Twitter  e curtir a nossa página no  Facebook ?

Aline Castro Farias, idealizadora da iniciativa, conta que o "Dia de Rainha" surgiu a partir de uma observação de sua filha, então com cinco anos de idade. “Estavamos adotando cachorrinhos quando ela viu uma mulher debaioxo de uma marquise. Tirou uma frutinha que tinha no bolso e colocou do lado dela, virando em seguida para mim com os olhos marejados para dizer: 'tão triste gente que abandona bicho, imagina quem abandona gente'. Foi a partir daí que tive a ideia”. Na primeira ação, em 2015, cerca de 20 voluntárias participaram da iniciativa. Para este ano, a expectativa é de mais de 100, inclusive com a participação confirmada de uma médica ginecologista que virá de São Paulo para participar do dia especial ofertando serviços de saúde às curitibanas. Uma experiência inesquecível, segundo Aline. “É um choque de realidade muito grande. No dia seguinte a maioria de nós fica em silêncio, digerindo a realidade, e depois não conseguimos nunca mais deixar de lado”, conta.

são josé dos pinhais