Sesc oferece bolsas para quem quer estudar inglês. Foto: Pixabay Quem trabalha no comércio, é aluno da rede pública ou bolsista na rede privada pode concorrer a uma das 68 bolsas de estudos integrais para cursos de inglês oferecidos pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) para Curitiba. As inscrições terminam no dia 15 de fevereiro e há turmas para crianças e adolescentes entre 11 e 14 anos, jovens maiores de 15 e também para pessoas acima de 55. Para concorrer, o interessado deve procurar a unidade de sua preferência e retirar pessoalmente a ficha de inscrição. Podem concorrer candidatos com renda familiar de até três salários mínimos. “Trata-se de um questionário socioeconômico que o candidato ou responsável deve preencher com informações a respeito da renda da família e dados sobre o futuro aluno”, explica Thaiza Koehler, analista de educação do Sesc Paraná. Essa ficha deve ser preenchida corretamente e entregue no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da unidade escolhida junto aos documentos solicitados no edital. Entre as exigências estão cópias de RG, CPF e comprovante de residência, e ainda comprovações da condição de comerciário, estudante de rede pública ou de bolsista integral em colégio particular. Segundo a analista de educação, o ideal é que os interessados retirem a ficha com antecedência para não perderem o prazo final de entrega. “Como são vários documentos, o ideal é procurar a unidade o quanto antes para pegar a ficha, preencher e reunir toda a documentação até dia 15”. Após essa data, não será possível concorrer às bolsas.

A ópera-rock – ainda sem nome – que a banda Titãs está gravando no momento será apresentada em público pela primeira vez na 27ª edição do Festival de Curitiba. O tradicional festival de teatro começa daqui há dois meses, no dia 27 de março, e terá outras atrações de peso como a peça Grande Sertão: Veredas, dirigida por Bia Lessa e estrelada por Caio Blatt e também a peça Dinamarca do grupo de teatro contemporâneo do Recife, o Magiluth que faz uma releitura contemporânea de Hamlet de Shakespeare. O grupo paulistano Titãs, entrou ano passado nos estúdios da Universal Music para gravar o álbum com músicas inéditas, que compõem o repertório da primeira ópera-rock da discografia da banda. A ópera-rock vem sendo desenvolvida pelos três compositores e músicos com os dramaturgos Hugo Possolo e Marcelo Rubens Paiva desde o início de 2017. Três músicas que compõem o trabalho, como 12 flores amarelas, A festa e Me estuprem já estão sendo testadas pela banda em shows. Segundo o diretor do festival Leandro Knopfholz, a programação completa deve ser apresentada na primeira quinzena de fevereiro.Temas como os limites do corpo e identidade orientam a curadoria do festival que segue a cargo dos premiados atores e diretores Guilherme Weber e Márcio Abreu. “Eles tem procurado criar uma programação que trata das possibilidades do corpo e do gênero”, explica Leandro. A dupla Weber e Abreu assinou a curadoria do festival no triênio 2016-2018 e usa como mote a frase “Só interessa o que é meu”, retirada de um texto de Oswald Andrade (1890-1954) para dar um “olhar politicamente provocativo” à programação. Segundo Knopfholz neste ano muitos espetáculos importantes na área da dança contemporânea farão parte da escalação do festival como a nova montagem da paranense Denise Stoklos e também um espetáculo da premiadíssima Companhia de Dança de Rua (COMRUA) de Niterói. De acordo com o diretor, outro destaque da curadoria é uma peça que vai tomar a cidade toda com uso de tecnologia.  “O público irá circular por estações espalhados pela cidade toda e colocando um fone de ouvido verá uma cena sincronizada com a história do espetáculo.”

Por enquanto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura em Curitiba até agora foi de 14,4°C, no dia 4 de janeiro. Contudo, à tarde os termômetros sobem. Na capital, a máxima deve chegar aos 25°C, e nas praias, aos 29°C. No Litoral, o clima é proveitoso para os praieiros. Apesar de possíveis chuviscos ao longo do dia, a tendência é que dê praia de manhã até o final da tarde. Em Guaratuba, Matinhos e Pontal, a temperatura varia entre 20ºC e 29ºC. Já no interior, o clima é bem mais seco.

curitiba